Temperatura NaturalIsolamentos Térmico para Telhado
  • Temperatura Natural

    Quando se trata de problemas com elevadas temperaturas devido a incidência solar, a refletância é a melhor solução ...

  • Isolamentos Térmico para Telhado

    Composto de microesfera oca de vidro, essas microesferas são partículas que refletem até 99% dos raios UV, reduzindo ...

Espuma de Poliuretano

Espuma de Poliuretano

Isolamento térmico, acústico e impermeabilizante com espuma rígida de Poliuretano sobre e/ou sob coberturas.

Locais onde pode ser aplicado o poliuretano:

  • Lajes de concreto maciças ou pré-fabricadas
  • Telhados de fibrocimento
  • Telhados metálicos
  • Parede de Alvenaria sujeita a grande incidência de raios solares
  • Reservatórios metálicos ou silos.
  • Tanques de alvenaria
  • Tanques de aço.

Principais Funções do Poliuretano:

  Isolante Térmico:

Redução da irradiação ambiente de 95%;
Redução de temperatura ambiente de 12º á 13º;

  Acústico:

Redução de ruído da superfície aplicada em aproximadamente 40%.

  Impermeabilizante:

Elimina vazamentos causados por água existentes no telhado..

 

HISTÓRICO

A história de espuma rígida de poliuretana, data do início da década de 40, quando a Alemanha, então em esforço de guerra, sentiu a necessidade de projetar aeronaves, cujas estruturas fossem compatíveis com as grandes velocidades almejadas.
Foi aí que surgiram as primeiras experiências no campo da ESPUMA RÍGIDA DE URETANO;e a tal ponto foram boas as perspectivas, que não faltaram incentivos para um rápido desenvolvimento do programa.Das experiências iniciais, às espumas termo fixa, rígido, de excepcional leveza, resistência mecânica e alta capacidade isolante, foram somente alguns passos.O interesse em escala comercial apareceu em meados de 1956.

Primeiramente, para as espumas flexíveis e, após alguns anos, para as Espumas Rígidas.

A refrigeração comercial, transportes de produtos perecíveis, isolamento industrial, petroquímico, construção, navegação marítima e aérea, indústrias de móveis e indústrias ligadas ao campo da refrigeração em geral, imediatamente, perceberam as inúmeras vantagens do novo produto, aumentando seu consumo e ultrapassando em utilização, praticamente, todos os produtos convencionais.

A WC com larga experiência no campo das espumas rígidas de poliuretana está aparelhada para oferecer à sua clientela, toda a linha de produtos, serviços e assistência técnica para projetos e obras.

DEFINIÇÃO DO P.U.

As espumas rígidas de uretano, são produtos de reações poliméricas e possuem propriedades termo-fixas.

Na produção das mesmas, as matérias primas: poliéteres e/ou poliéteres adequadamente catalisadas reagem exotérmicamente  com di e/ou poli-isocianatos. Paralelamente, ocorre a expansão do material com a polimerização, como conseqüência da evaporação de agentes de expansão, e, enquanto esta ocorre, a espuma em formação é protegida por aditivos tenso-ativos especiais.

A espuma formada por um processo adequado é constituída de milhares de células fechadas, isentas de intercomunicação ou capilaridade. Apresentam uma textura homogênea, sem manchas ou defeitos. As formas dessas células mais se assemelham a um poliedro (dodecaedro de pentágono) .

A estrutura celular, retém os gases desprendidos durante a reação. Para tanto estão sendo empregados alcanos halogenados com ponto de ebulição baixo, particularmente, o Fluortriclorometano ( Freon ou Frigen).

As espumas  podem ser fornecidas em densidades que vão desde 28 até 500 Kg/m3. Obviamente, a resistência à compressão dos produtos acabados, varia na razão direta do aumento das densidades, com capacidades a carga de compressão de até100 Kg/ cm2.

APLICAÇÕES EM GERAL

As espumas rígidas de Uretana são hoje utilizadas nas mais variadas formas, para inúmeras finalidades, devido às suas excelentes propriedades físicas.

Aplicações ainda em grande desenvolvimento provaram que este material pode ser utilizado com sucesso em diversos ramos de engenharia. A título de exemplo, podemos citar:

Isolamento térmico em pisos, lajes, telhados, paredes e encanamentos; formação de estruturas leves e paredes divisórias; enchimentos em canais de prédios para fixar cabos, e ainda, como material de flutuação e embalagem para aparelhos e instrumentos de precisão.

Devido à sua aparência estética, conforme método de aplicação, e possibilidade de amoldar-se às mais diversas formas geométricas, passou a ocupar lugar na arquitetura, como material decorativo, substituindo metais em forma de moldura e também a madeira na construção de móveis, portas, etc.

Sua maior faixa de utilização ocorre em isolamento térmico, já que pode, com alto rendimento, isolar meios entre 200 até mais 120º C, não exigindo cuidados especiais quanto à sua estabilidade dimensional, que é perfeita, desde que usado o tipo adequado de espuma rígida.

PROCESSO DE PROJEÇÃO (SPRAY)

No sistema de projeção, a mistura é aplicada diretamente sobre as superfícies previamente limpas, livres de elementos estranhos (graxas, gorduras, etc). Este processo apresenta grande versatilidade, pois o fato de ser pulverizado diretamente sobre a superfície, em qualquer espessura que se deseje, torna mais fácil a aplicação em superfícies planas, esféricas, toriesféricas e outras formas geométricas mais complexas.

Tal processo se aplica especialmente para trabalhos nos próprios locais dos serviços, como isolamento de paredes industriais ou frigoríficas, revestimentos de equipamentos rotativos – simétricos isolação de tanques de grandes dimensões, coberturas metálicas ou de fibro – cimento para proteção térmica e contra condensação, e uma série imensa de outras aplicações.

TABELAS